Geração Ti, o regresso?
No final do ano de 2013, a Nvidia lançou a GeForce GTX 780 Ti que é o seu novo topo de gama. O seu novo processador gráfico, continua a ser baseado no GK110, mas a principal diferença é que a Nvidia ativou a última unidade de processamento SMX do GK110, pelo que a GTX 780 Ti tem 15 unidades em vez das 14 na placa gráfica GTX 780. No total tem-se 2880 processadores em vez de 2304 a funcionar a uma velocidade de relógio acima.
A Nvidia, afinou a alimentação da GPU de modo a permitir uma maior margem na tecnologia de overclock automático, o GPU Boost. No entanto, segundo a Nvidia quando se efetua o overclock está-se a mudar o perfil energético da placa gráfica, mas pode ser necesário consumir mais energia de um dos três pontos de alimentação da gráfica (PCI Express e os dois cabos de energia que vêm da fonte de alimentação) do que o possível. Para se evitar esta situação, a nova placa gráfica 780 Ti gere de forma eficiente a extração de energia de várias fontes, monitorizando o espaço de manobra que existe para extrair mais energia de um determinado ponto que esteja mais disponível.
Com o lançamento da nova GPU, a Nvidia disponibilizou o ShadowPlay (tecnologia que permite gravar video ao mesmo tempo que jogamos), mas esta tecnologia ainda está em faze esperimental, mas tira o partido do codificador de video presente nas placas equipadas com uma GPU Kepler, pelo que não afeta em ao desempenho do jogo.
A AMD está a lançar GPUs baseados na arquitetura Graphics Core Next que há é existente nas placas recentes, mas depende da placa gráfica, visto que existe uma novidade que é a integração da tecnologia AMD True Audio na própria GPU, que é um conjunto de DSPs (Digital Signal Processor), são processadores especializados em processamento digital de sinais usados para processar sinais de aúdo, video etc, quer em tempo real quer em off-line), mas só em placas de média gama.
As placas, R9 280X e R9 270X não tem a tecnologia True Audio e são iguais às GPUs Radeon HD 7000 series. No entanto, há diferenças:
- PowerTune é dinámico, o que permite fazer overclock minimizando o seu ruido gerado pela ventoinha;
- Suporte até 6 monitores com uma só placa gráfica através da ligação Display Port 1.2;
- É possível criar uma configuração CrossFire sem ser necessário usar o conector e a gestão das gráficas é feita pelas ligações PCI Express.
No que toca ao desempenho, a GTX 780 Ti é a melhor, mas esta placa é indicada para quem não olha ao preço e que goste de jogar a full 1080p. Como é de espera, esta magnifica placa corre todos os jogos nos máximos. No que diz respeito à outras gráficas, a R9 290X fica muito atrás desta GTX 780 Ti, visto que a nova 780 Ti tem um excelente desempenho.
0 comentários:
Enviar um comentário