quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O que é o Linux?



       É um sistema operativo da família UNIX desenvolvido através da Internet por vários programadores.
       Este sistema operativo tem a particularidade de ser software livre e não ser detido por nenhuma empresa, estando o seu código fonte disponível para consulta sempre que se quiser. Este código fonte é o conjunto de linhas de programação que compõem o software.
       Pode-se defenir o Linux em dois significados:

  • núcleo do sistema operativo;
  • coleção total de programas. 
      Por vezes, chama-se Linux ao conjunto total de "programas + núcleo". Nestas condições, é mais correto chamar-lhe "distribuição de Linux". Quando se refere ao Linux como núcleo ou Kernel do sistema, esta-se ao software que aprega apenas as funções básicas essenciais ao correto funcionamento do sistema operativo.
      Uma "distribuição" de Linux, é uma designação mais abrangente que inclui, não só o núcleo desenvolvido por Linis Torvalds, mas também programas, como editores de texto ou jogos, desenvolvidos por outros programadores. Quando se está a instalar o Linux num computador, diz-se "distribuição de Linux".
      No entanto, existem várias distribuições de Linux, como a Caixa Mágica, OpenSuse, Ubuntu, etc, que escolhem o software mais apropriado e juntam ao Kernel.
      O Linux tem como principais vantagens:
  • flexibilidade: o facto de o seu código fonte estar disponivel permite que se possa alterá-lo e distribuir à medida da necessidade. Esta é a razão por que evoluiu tão depressa: contribuições de diferentes pessoas enriqueceram o Linux e ainda tornaram-no mais funcional para diferentes necessidades.
  • economia: no software livre como o Linux, ao contrário do que acontece com o software tradicional, não é preciso de pagar uma licença para instalar num computador. Isto torna muito económico nos dias de hoje para o consumo em casa ou numa empresa. 
  • fiabilidade: o Linux é baseado no Unix que é conhecido por ser um dos sistemas operativos mais estáveis. A sua arquitetura proporciona menos defeitos de construção, tornando-o ainda mais sólido.
  • segurança: como o código fonte está disponível para todos os utilizadores, os erros de programação do sistema operativo são descobertos mais depressa e as suas correções são imediatamente disponibilizadas na Internet.
      Contudo, as desvantagens são:
  • programas para MS Windows não podem ser executados neste sistema operativo. Para se executar jogos e programas que interessam, precisa-se de obter a sua versão para Linux. Muitas empresas produtoras de aplicações e jogos já disponibilizaram versões para ambos os sistemas oprativos: Linux e Windows.
  • há hardware, como scanners ou modems mais antigos, que não é suportado pelo Linux.

0 comentários:

Enviar um comentário