quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O que é a Motherboard?



     A motherboard consiste em 12 camadas (layers) de traçados de circuitos condutores em cobre, que depois são sobrepostas e coladas.
    Na motherboard estão todos os componentes eletrónicos necessários para trazer um computador à vida, incluído o microprocessador, a memória, vários circuitos integrados, o BIOS  e o barramento. Quanto maior o número de camadas, melhor. Algumas servem como planos de terra que isolam a radiação gerada, ou seja, a energia electromagnética ou as frequências de rádio, das outras camadas, o que torna a placa mais resistente ao ruído.
    Duas características distinguem a disposição das placas de sistema:

  • Acesso;
  • Radiação.
    A disposição adequada permite o acesso às fichas de upgrade, sem que seja necessário retirar a placa da caixa. O microprocessador, coprocessador, upgrade e fichas para a ligação de circuitos de memória nunca deverão estar localizados num local onde a fonte de alimentação, uma abertura de qualquer tipo de unidade ou alguma placa de expansão bloqueiem o acesso.
    A disposição física também irá afectar a quantidade de radiação emitida pela placa de sistema: quanto melhor for essa disposição, menor é a quantidade de radiação emitida.
    Uma vez que qualquer condutor eletrico se torna num radiador mais eficiente, à medida que a frequência de relógio aumenta, quanto mais alta for a frequência mais critico é o desenho da placa. Consequentemente, o projeto de placas de sistema para altas frequências torna-se num projeto mais dispendioso.
Asus P5K-SE




0 comentários:

Enviar um comentário