quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Controlador IDE ULTRA DMA

 
 
  O IDE ULTRA DMA é um processo de transferência de dados ATA, que permite taxa nas ordem dos 33.3 MB poer segundo, o dobro da anterior interface IDE/DMA (Direct Memory Acess).
       Este tipo de protocolo de transferência de dados foi desenhado em conjunto, pelo fabricante de discos rígidos Quantum e pela Intel, com suporte a esta interface.
      Este protocolo de tranferência de dados foi introduzido no final de 1997 e deverá tornar-se norma nos discos rígidos tipo IDE durante o corrente ano. Na prática, este tipo de transferência de dados permitirá um arranque mais rápido do computador, bem como uma aceleração no carregamento dos programas e na clonagem de algumas aplicações. Também são melhorados os aspetos relacionados com a segurança de dados, uma vez que os discos Ultra DMA utilizam o método CRC (Cyclical Redundancy Checking) para verificar a integridade dos dados. Estes discos trabalham com os anteriores métodos PIO (Programmed I/O) e DMA, visto que a sua interface física continua a ser o mesmo cabo de 40 pinos IDE.
      No entanto, não serão aproveitadas todas as suas capacidades caso se ligue a um bus sem suporte Ultra DMA. Para trabalhar a 33.3 MB por segundo numa motherboard sem Ultra DMA, terá de ser acrescentada uma placa PCI Ultra DMA/33.
      Em suma, os discos Ultra DMA são compatíveis com o anterior modo de transferência a 16.6 MB por segundo, mas em motherboards sem suporte para Ultra DMA é necessário adquirir a placa controladora anteriormente referida.
      Actualmente, só suportam este modo as que têm chipset Intel 430TX e 440LX ou VIA Technologies, com o VIA Apollo VP3 chipset.

0 comentários:

Enviar um comentário