Pentium III XEON
É o processador ideal para servidores de rede e estações de trabalho de alto desempenho. Este processador está disponivel nas velocidades de 500 MHz e 550 MHz e mantem a compatibilidade com a arquitetura de software Intel.
O Pentium III Xeon combina novas características, como as extensões Streaming SIMD e uma mais rápida frequência de operação com características da microarquitetura P6, tais como a compatibilidade com processadores mais antigos, execução dinâmica e barramento duplo independente.
Pentium III E, EB e TUALATIN
Este processador têm 28.1 milhões de transístores e velocidades entre os 600 MHz e 1.26 GHz. A partir desta versão, a Intel introduziu algumas diferenças no PIII, tendo uma delas a ver com o aspeto físico do mesmo:
- a Intel abandonou o cartridge SECC e voltou ao aspeto com o socket 370;
- a cache nível 2 ter passado de 512 KB a 256 KB (trabalha à mesma velocidade do processador);
- processo de fabrico de 0.18µm, ou seja, os fios do chip foram reduzidos de 0.25µm para 0.18µm.
Em janeiro de 2000, apareceu a versão PIII EB com barramento a 133MHz e as mesmas características da versão E, sendo o EB simplesmente a indicação de barramento a 133 MHz.
A linha de processadores P6 da Intel viria acabar aqui mas decidiu continuar pelo menos mais um ano visto que em agosto de 2001saiu a versão de 0.13µm, à qual foi dado o nome de "Tualatin" ao contrario dos seus antecessores que usavam fios de alumínio para as suas ligações internas, esta versão usa fios de cobre para fazer essas mesmas ligações.
PENTIUM 4
Este processador usa uma microarquitetura de nome NetBrust, tem um bus de 800 MHz, cache avançada e instruções multimédia da geração SSEE2 e SS3.
0 comentários:
Enviar um comentário